top of page

AUTISMO

O que é o Autismo?

​

O Autismo é uma condição  do neurodesenvolvimento capaz de afetar e comprometer a vida de crianças e adultos. Pode se apresentar desde o nascimento ou na infância e se caracteriza pelo déficit na comunicação verbal e não verbal, interação social e de comportamento. 

 

Apresentado pela primeira vez pelo Psicanalista Austríaco Leo Kanner o termo autismo foi usado após Kanner reunir 11 crianças entre meninos e meninas e determinar um quadro enfatizado pelo atraso da fala, comportamento atípico, e baixo desempenho interpessoal entre os pequenos. 

 

Dentro do autismo cujo nome oficial é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), há distintos subtipos do transtorno e o termo “espectro” é usado para revelar os vários níveis de comprometimento que possibilita  desde uma vida independente dos autistas, com  doenças associadas as chamadas “comorbidades”, e até uma vida comum mesmo sem diagnóstico.


 Causas

 

Embora as causas do TEA não sejam totalmente conhecidas, estudos científicos apontam que sua origem pode estar associado a predisposição genética após uma mutação iniciada  já no desenvolvimento do feto através da herança genética dos pais entre outros fatores.

 

Estudos apontam ainda que alguns autistas que apresentam problemas gastrointestinais podem possuir quantidades anormais de várias bactérias no intestino. No entanto, não se tem conhecimento como essa desregulação pode afetar nas atitudes dos autistas como revelou a revista científica on-line One Plus responsável pela publicação do estudo. 

 

O que se sabe ao certo, é que a possibilidade de  vacinas com ou sem metais pesados já foi descartada por trabalhos científicos. Pesquisas apresentaram resultados negativos ao avaliarem pessoas buscando uma possível ligação entre uma predisposição genética que ao entrar em contato com a vacina poderia desenvolver o autismo.

​

Tratamento

​

É importante salientar que não há cura para o autismo, uma vez que não é considerada doença. 

 

O diagnóstico é feito através de uma equipe multidisciplinar (psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros). Alguns exames também são solicitados para descartar suspeitas de outros distúrbios que podem ser: Eletroencefalograma, ressonância magnética do encéfalo, exame do potencial evocado auditivo  e uma avaliação clínica. 

 

O  acesso ao diagnóstico quando realizado de forma precoce auxilia no processo de intervenção e tratamento - fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuropsicólogos são os mais comuns - para a criança. Bem como o acompanhamento de rotina de um neurologista para averiguar a necessidade de uso de medicações e de outras intervenções. 

​
 

Datas e Considerações 

 

02 de Abril

A Organização das Nações Unidas (ONU),em 2007 declarou o dia 2 de Abril como do dia Mundial de Conscientização do Autismo 

 

18 de Junho 

No dia 18 de junho é considerado o Dia do Orgulho Autista, que considera o autismo como característica do indivíduo (identidade). A data começou  a ser celebrada originalmente nos Eua em 2004 e se espalhou por  todo o mundo. 

​

 

Fontes Bibliográficas: Revista Leitura & Conhecimento/ Edição Especial

Terapias para Autismo nº 1-2018 

 

Fontes Digital : https://www.revistaautismo.com.br/o-que-e-autismo/

data da pesquisa:03 de junho às 12:00h

 

Fontes Digital:   https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/

data da pesquisa: 03 de junho às 12:00h

Autismo: Texto
bottom of page